sábado, 9 de julho de 2011

Conferência de Saúde afirma a defesa do SUS

Atingir 100% da população do município com a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), manter o Hospital Getúlio Vargas público e com investimentos na qualificação do seu quadro de pessoal com administração profissional, técnica e não política; manter as equipes de ESF com servidores concursados; implantação de serviço de saúde mental voltado ao tratamento e acompanhamento de dependentes químicos; ampliação da disponibilidade de serviços de exames e atendimento médico especializados, foram algumas das propostas aprovadas na 6ª Conferência Municipal de Saúde de Estância Velha, que ocorreu na sexta-feira. Os conferencistas aprovaram ainda a proposta para a implantação de um Hospital Público de alta especialidade na região.

Participaram do evento o prefeito José Waldir Dilkin, o diretor do Departamento das Coordenadorias de Saúde do Estado, Marcio Slaviero, a diretora da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ana Boll, o secretário municipal de Saúde, Guido Gihel, a vereadora Rosani Morsch, representando a presidência do Legislativo, além de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, usuários e trabalhadores da saúde. O evento foi coordenado pelo presidente do CMS-EV, Daniel Ribeiro. A Conferência foi o fechamento do processo de debate iniciado em maio com a realização de pré-conferencias locais onde foram já levantadas propostas que deveriam embasar a política de saúde do municipio para os próximos quatros anos, centrada na defesa do SUS.


Os participantes aprovaram também propostas voltadas para o âmbito estadual. Todas serão encaminhadas e defendidas na 6ª Conferência Estadual de Saúde que ocorre de 1º a 4 de setembro em Tramandaí. Representarão Estância Velha, neste evento cinco delegados: Daniel Ribeiro, Jacir Alves Pereira, Sergio Alves Vianna, Beti Thereza Correa (usuários); Fernanda Rosas Marques e Márcia Ribeiro (trabalhadores da saúde) e Guido Gihel (governo).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer que seja seu comentário ele é sempre bem vindo.