quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pré-conferência do bairro Lago Azul

População do bairro Lago Azul, quer a implantação de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro. Esta foi a principal proposta da pré-conferência de saúde realizada na quarta-feira, dia 25, com a comunidade. Os moradores dizem que o crescimento do bairro hoje já comporta uma equipe de Estratégia de Saúde da Família que atua com área adscrita e população cadastrada de no máximo 4 mil habitantes.

Os moradores do Lago Azul, propuseram também a ampliação das cotas de medicamentos, exames e das especialidades médicas. Pela ótica dos moradores o sistema de saúde municipal precisa ser mantido nos aspectos que tem de positivo como é o trabalho das equipes de saúde da família, porém, buscando a solução para a deficiência de profissionais médicos na composição das mesmas. Outra proposta que a comunidade irá levar para a 6ª Conferencia Municipal de Saúde que acontece dias 08 e 09 de julho é a luta pela implantação de um hospital regional.

A pré-conferência foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Ribeiro, e teve a participação do secretário de saúde, Guido Gihel, do diretor do hospital, João Carlos Dalla Agnoll e, da vereadora Rosani Morsch e, ao final, do prefeito José Waldir Dilkin.

Buscando orientar o debate, o presidente do Conselho de Saúde, apresentou um painel de como esta estruturado e como funciona o SUS no âmbito municipal. Em seguida falou sobre o Controle Social e a importância da participação da comunidade na definição das politicas publicas de saúde no âmbito municipal. Apresentou ainda aspectos relacionados ao financiamento da saúde no município.

No próximo dia 31, será a ver da população dos bairros Lyra, Bela Vista e Quintas, debater a questões relacionadas a saúde e apresentar sua propostas voltadas para o aperfeiçoamento do SUS no âmbito municipal. O evento acontece a partir das 19h, na Sociedade Canto Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer que seja seu comentário ele é sempre bem vindo.